CDER-SP realiza última reunião do ano

Na quarta-feira, 20 de dezembro, o Colégio de Entidades Regionais de São Paulo – CDER/SP realizou sua última reunião do ano no auditório do Espaço Técnico Cultural do Crea-SP na Capital paulista.

O CDER-SP teve sua instalação aprovada por meio da Decisão PL nº 417/2017, que também estabelece os critérios para credenciamento das entidades de classe. Podem integrar o CDER as entidades municipais, intermunicipais e estaduais representativas das profissões jurisdicionadas pelo Sistema Confea/Crea e credenciadas junto ao Crea-SP.

Compuseram a mesa diretora do evento o Vice-Presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Engenheiro EDSON NAVARRO; o Coordenador do CDER, Técnico DANIEL MONTAGNOLI ROBLES; o Chefe do Departamento de Prevenção do Comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Tenente Coronel da PM FRANK ITINOCE; o Diretor Administrativo do Crea-SP, Engenheiro CARLOS EDUARDO DE VILHENA PAIVA; o Diretor Financeiro do Crea-SP,  Engenheiro RODOLFO FERNANDES MORE; o Diretor de Valorização Profissional Adjunto do Crea-SP,  Geólogo SEBASTIÃO GOMES DE CARVALHO; a Diretora de Entidades de Classe do Crea-SP, Engenheira CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA SORNAS CAMPOS; e a Superintendente de Fiscalização do CREA-SP, Engenheira MARIA EDITH DOS SANTOS.

A participação do Crea-SP nas metodologias de vistorias e fiscalizações nas edificações foi o assunto destacado pelo Ten. Cel. Frank Itinoce, acompanhado pelo Capitão PM Alexandre Hiroshi Hirata.

Na sequência, como especialista convidado pelo Comitê Lei de Inspeção Predial do CDER-SP, o Engenheiro Tito Lívio Ferreira Gomide, discorreu sobre inspeção predial, acompanhado por sua sócia, Stella Marys Della Flora.

Engenheiro Civil, Bacharel em Direito e especialista em Criminalística pela Academia de Polícia de São Paulo, com pós-graduação em perícias e avaliações, Tito Lívio foi o precursor da Inspeção Predial e Engenharia Diagnóstica no Brasil, sendo professor dessas e outras disciplinas de Engenharia Legal em cursos de pós-graduação, desde 1996, em renomadas instituições de ensino, tais como FAAP, PUC-Rio, Unisanta e INBEC.

Autor de inúmeros livros e artigos técnicos editados pela PINI e LEUD, tais como “Inspeção Predial Total” e “Técnicas de Inspeção e Manutenção Predial”, além de conferencista em eventos internacionais em Cabo Verde e Portugal, recebeu inúmeros prêmios por trabalhos publicados. É o coordenador da Divisão de Patologias das Construções do Instituto de Engenharia desde 2013, além de perito e diretor do Gabinete de Perícias Gomide desde 1978.

Após a apresentação dos resultados do Comitê de Acessibilidade por seu Coordenador, Eng. Paulo Sérgio Dias, o Diretor de Valorização Profissional do Conselho, Geólogo Sebastião Gomes de Carvalho, falou sobre a parceria do Crea-SP com instituições de ensino, destacando a recente assinatura de protocolos de intenções com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp e a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp visando à capacitação técnica e o aprimoramento de profissionais.


O Superintendente de Gestão de Recursos, Lourival Junior Franklin, encerrou os trabalhos

 

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Colaboração: Estagiários Felipe Marques e Jane Tanan