Assistência Técnica Gratuita é tema de reunião do CDER-SP

Apresentação do novo Termo de Fomento também é destaque

O Colégio de Entidades Regionais de São Paulo – CDER-SP reuniu-se na terça-feira, 5 de junho, na Sede Angélica do Crea-SP. Na pauta, a apresentação do novo Termo de Fomento e a exposição de trabalhos desenvolvidos pelos Comitês. A reunião acontece em parceria com o Fórum de Entidades de Classe e Instituições de Ensino do Conselho.

Compuseram a mesa diretora dos trabalhos o Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Presidente do Crea-SP; o Tec. Daniel Robles, Coordenador do CDER-SP; o Eng. Carlos Eduardo Vilhena Paiva, Vice-Presidente do Crea-SP; a Eng. Lenita Secco Brandão e a Eng. Claudia Aparecida Sornas Campos, Diretoras Financeira-Adjunta e de Educação, respectivamente; Lourival Junior Franklin e Eng. Gumercindo Ferreira da Silva, Superintendentes de Gestão de Recursos e de Colegiados, respectivamente.

O Eng. Vinicius saudou os participantes do evento, destacando a importância da discussão a respeito do novo Termo de Fomento, para que as exigências legais sejam atendidas e o convênio seja não só preservado, mas também expandido. O Presidente do Crea-SP encerrou sua fala parabenizando os profissionais por conta do Dia Nacional dos Engenheiros Mecânicos e celebrando também o Dia Mundial do Meio Ambiente, ambos comemorados no dia 5 de junho.

O Tec. Daniel Robles enalteceu os trabalhos desenvolvidos pelos membros do CDER-SP, mesmo com as dificuldades enfrentadas nas últimas semanas por conta das paralisações no país, e comemorou o fato do grupo estar completando um ano de atividades – o CDER-SP foi fundado em 5 de junho de 2017.

A Eng. Lenita Secco Brandão, Diretora Financeira-Adjunta do Crea-SP e Coordenadora da Comissão Especial de Convênios e Parcerias, introduziu o tema do novo termo de fomento e frisou o comprometimento da equipe para que a representatividade das entidades seja fortalecida junto ao Conselho.

Na sequência, Jussara da Anunciação Ralisse, Chefe da Unidade de Parcerias e Convênios, apresentou o novo Termo de Fomento. O repasse financeiro a instituições de ensino é uma novidade deste termo de fomento, antes restrito apenas às entidades de classe. É possível obter apoio financeiro para até 2 projetos por semestre, considerando o período entre a segunda quinzena de agosto de 2018 a 31 de agosto de 2019.

A programação da tarde iniciou-se com o Comitê de Desenvolvimento Paulista, que distribuiu um questionário para avaliar as necessidades das entidades de classe no tocante à sua estrutura física, antecipando-se a uma consulta que será feita pelo próprio Crea-SP. O objetivo é oferecer mais celeridade a este processo e obter dados mais precisos a respeito da real situação das associações.

Na sequência, o Comitê de Assistência Técnica Gratuita orientou os participantes a respeito de como implantar a legislação, em âmbito municipal, do previsto na Lei Federal n° 11.888/2008 – Lei da Assistência Técnica Gratuita. Além dos benefícios à comunidade, trata-se de uma iniciativa que fortalece a entidade de classe dentro de sua região e estreita os laços com a Prefeitura Municipal. O tema foi detalhado pelo Dr. Joel Rosa da Rocha, que também sanou as dúvidas dos representantes das associações ao final dos trabalhos do dia.

Na quarta-feira, 6, em parceria com o CDER-SP, o Fórum das Entidades de Classe e Instituições de Ensino promove o Fórum do Meio Ambiente.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP (DCEV)