Fórum de Política, Engenharia e Desenvolvimento

Em 20 de julho, aconteceu na capital paulista o Fórum de Política, Engenharia e Desenvolvimento, uma realização conjunta dos Fóruns das Instituições de Ensino e das Entidades de Classe do Crea-SP e o Colégio de Entidades de São Paulo – CDER-SP, que lotou o auditório do Espaço Técnico-Cultural do Conselho.

O encontro reuniu lideranças da área tecnológica de todo o País para debater a articulação política do Sistema Confea/Crea na definição de estratégias que garantam, junto ao poder público, a proteção das atribuições profissionais no trabalho de defesa da sociedade.

Compuseram a mesa diretora o Presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; o Deputado Federal Ricardo Izar Junior; a Coordenadora dos Fóruns de Entidades de Classe, Eng. Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos; o Diretor de Educação do Crea-SP, Eng. Elio Lopes dos Santos;  o Diretor Presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-SP, Eng. Paulo Roberto de Queiroz Guimarães; o Conselheiro Federal e Diretor do Confea, Eng. Daniel Marcondes Salati; o Superintendente de Integração do Sistema Confea/Crea, Eng. Reynaldo Barros; o Coordenador do Colégio de Entidades de São Paulo – CDER, Tec. Daniel Montagnoli Robles; o Assessor da Presidência do Crea-MG, Eng. Paulo Lopes Salomão; o Diretor Administrativo, Eng. Edson Navarro; e o Diretor Executivo da Mútua Nacional, Eng. Jorge Roberto Silveira.

“Considero esta data muito significativa para a classe tecnológica, pois este fórum permitirá ampliarmos a nossa compreensão de temas relevantes e dará condições para agregarmos mais conhecimento ao nosso exercício profissional. Acima de tudo, este fórum vai democratizar o debate na definição das estratégias para garantir a proteção das atribuições profissionais e do nosso permanente trabalho em defesa da sociedade”, disse a Coordenadora dos Fóruns de Entidades de Classe.


O Engenheiro Salati destacou: “O Confea tem ido ao Congresso para a discussão de assuntos pró-categoria e todas as vezes que procuramos o deputado Izar somos sempre muito bem atendidos”.

“A integração do nosso Sistema profissional com as entidades trará grandes benefícios ao País”, disse o Engenheiro Reynaldo.

O Dep. Fed. Izar comentou que o trabalho de aproximação desenvolvido pelo Presidente Vinicius e sua equipe foi fundamental para estreitar os laços da categoria dos engenheiros com o Congresso Nacional.

“Nossa relação atual com o Congresso Nacional é excelente, temos obtido respostas rápidas às nossas necessidades. O único caminho para passarmos por esta fase atual é unirmos o nosso Estado por meio de um viés técnico que coloque as preferências políticas de lado”, ressaltou o Presidente do Crea-SP.

O ciclo de palestras foi aberto pelo Deputado Federal Ricardo Izar Junior sobre o Projeto de Lei 9.818/2018. Eleito deputado federal pelo estado de São Paulo em 2010 com mais de 87 mil votos e no ano de 2014 foi reeleito com quase 114 mil votos. Tornou-se conhecido e respeitado em razão de seus trabalhos sempre norteados pela ética na política e pela busca do desenvolvimento sustentável para o Brasil.

Considerado o segundo melhor Deputado Federal do Brasil e 1º do Estado de São Paulo pelo site “Ranking Políticos”, tem um imenso senso de responsabilidade em seu mandato. Atua principalmente em temas que visam à defesa do consumidor, de um meio ambiente mais equilibrado, defesa dos animais, regulamentação de profissões, habitação digna para todos e da Ética no trato com os cidadãos.

O ciclo de palestras prosseguiu com as apresentações “A atuação do Sistema Confea/Crea na formulação das políticas públicas de Âmbito Nacional e as posições estratégicas para o segmento”, ministrada por Walter Bittar, Cientista Político pela Universidade de Brasília (UNB), sócio-Diretor da Pacto Consultoria Política, especialista em relações governamentais e marketing político e membro da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais; “A Engenharia em sintonia com o futuro”, ministrada pelo Engenheiro Fabio Luís Garbosa (BKO Engenharia); e “INSS x Construção Civil”, conduzida por Jean Pansarella, professor universitário e consultor empresarial e tributário.

Abaixo, fotos dos palestrantes em referência.

 

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCEV/SUPCEV

Colaboração: Estagiários Caroline Nunes e Cláudio Porto