Araçatuba sedia primeira reunião do Colégio Regional de Inspetores de 2019

O Crea-SP realizou na noite da sexta-feira 05/04, no Teatro UNIP, em Araçatuba, a primeira reunião do ano do Colégio Regional de Inspetores, como parte do programa preparatório para o Colégio Estadual de Inspetores, que acontecerá em agosto, em local ainda a ser definido. O objetivo do evento foi apresentar os resultados da primeira ação de fiscalização realizada pela Força-Tarefa do Conselho em 2019 (clique aqui para acessar a íntegra da apresentação), de 11 e 15 de fevereiro, abrangendo municípios das 1ª e 9ª Regionais Administrativas, com sedes em Araçatuba e São José do Rio Preto, respectivamente. Outras ações do gênero já foram realizadas pela Força-Tarefa do Crea-SP nos últimos dois meses, em municípios das regiões de Garça e São Roque (de 25/02 a 01/03), das regiões de Barretos e Araraquara (de 18 a 22/03) e das regiões de Campinas e Limeira, cujos resultados serão apresentados nas próximas reuniões do Colégio Regional de Inspetores, em Barra Bonita, Ribeirão Preto e Americana, respectivamente.

Para o primeiro semestre de 2019 o Crea-SP definiu como foco de sua fiscalização as condições do exercício profissional em diversas áreas de mineração, águas subterrâneas, barragens de contenção e hidrelétricas, indústrias de todos os segmentos (principalmente as vinculadas aos setores de petróleo, alimento, química, farmacêutica, borracha, cerâmica, bebida e agroindústria) e das chamadas “obras de arte da engenharia” (pontes, passarelas, túneis e viadutos) – além de estabelecimentos hospitalares, a exemplo de anos anteriores.

O Colégio de Inspetores é o fórum permanente composto pelos inspetores e pelo Presidente do Crea-SP para auxiliar, discutir e propor diretrizes para a fiscalização do Conselho. Um dos objetivos das suas reuniões é o de promover a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores no desenvolvimento sustentável dos municípios.

Na abertura do primeiro encontro regional do ano do Colégio de Inspetores compuseram o dispositivo de honra (da esquerda para a direita, na foto acima) o Gerente da 9ª Região do Crea-SP, Eng. José Paulo Saes; a Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Engª Maria Edith dos Santos; a Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste, representando o presidente da entidade, Eng. Petrônio Pereira Lima e os Inspetores das 1ª e 9ª Regiões Administrativas do Crea-SP, Engª Gisele Sartori Bracale; o Vice-Presidente do Crea-SP, Eng. Glauco Eduardo Pereira Cortez; a Presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Tiesa Lemos Marques (que entregou ao presidente do Crea-SP a Declaração de Hóspede Oficial do Município de Araçatuba); o Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; a Vice-Prefeita do Município de Araçatuba, Edna Flor, representando no ato o Prefeito Dilador Borges Damasceno; o Coordenador de Cursos da UNIP local, Professor Márcio Saito, representando o Diretor da UNIP Campus Araçatuba, Professor Hélio Negri; o Diretor Técnico do Crea-SP, Eng. Márcio de Almeida Pernambuco; o Coordenador do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo, Eng. Mamede Abou Dehn Junior; o Superintendente de Colegiados do Crea-SP, Eng. Gumercindo Ferreira da Silva; e o Gerente da 1ª Região do Crea-SP, Eng. Osmar Rodrigues Júnior.

Destacando a excelência dos resultados da força-tarefa logo no primeiro encontro regional, o presidente do Crea-SP (foto acima, durante sua apresentação) afirmou que “estamos no caminho certo para alcançarmos um patamar diferenciado no Brasil de hoje. E diante do cenário nacional, nossa mudança, que decorre de ações como estas, precisam acontecer o mais rápido possível”.

Reportagem: Jorn. Guilherme Monteiro.
Colaboração: Claudio Porto – Estagiário de Jornalismo.